terça-feira, 22 de junho de 2010

NOVAS FORMAS DE PENSAR E APRENDER

Assista aqui o Vídeo “Novas Formas de Pensar e Aprender”, onde a pesquisadora Andrea Ramal explica os dez princípios básicos para aprender mais e melhor na sociedade da informação e do conhecimento, na qual todos nós estamos inseridos.











Ensinar como se aprende com as TICs



"Um dos principais desafios da inserção das novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas é passar de usos das TICs que banalizam o conhecimento para a expansão do conhecimento, explica Edith Litwin, diretora do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade de Buenos Aires."

domingo, 20 de junho de 2010

A Educação e as Redes Planetárias de Comunicação

Reflete sobre as transformações do mundo contemporâneo, advindas principalmente das novas tecnologias de comunicação e informação, nas quais o homem se torna universal e tribal ao mesmo tempo e a relação tempo-espaço é superada. As indústrias se fundem, da eletrônica e informática à cultural-informativa, constituindo-se em grandes conglomerados. O novo conceito de multimídia parece ter vindo para ficar, novos valores vem sendo introduzidos na humanidade com as redes planetárias de comunicação. Apresenta um histórico da maior destas redes, a internet, e como o Brasil passou a inserir-se nesta, a partir de suas principais instituições de ensino e pesquisa integrando-se às grandes redes internacionais. Alerta também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, neste atual contexto das infra-estruturas de comunicação, não apenas introduzindo estas novas tecnologias às velhas práticas educativas.

Nelson Pretto
http://www2.ufba.br/~pretto/textos/cedes.htm (21/06/2010 - 01:58)

Novas Tecnologias, o desafio dos educadores

Vivemos hoje uma nova era. A Era da Informação Digital! Diante dessa nova sociedade, nós educadores não podemos ficar de fora. É preciso e necessário nos apropriamos dessa nova forma de aprender para que possamos orientar os alunos sobre seu uso e que façam bom proveito dessa ferramenta...Essa nova forma de ensinar é que precisamos aprender.