A utilização das tecnologias na educação não deve estar associada a um modismo ou à necessidade de se estar atualizado com as inovações tecnológicas.
Utilizar o computador em sala de aula visando somente melhorar a performance do professor, aumentar a qualidade da aula expositiva, assegurar o controle sobre os alunos , criar estímulos visuais, otimizar o gerenciamento de notas e assim garantir um aumento no aprendizado, não tem sentido, pois servirá para maquiar a utilização do potencial pedagógico do computador na educação, pois não contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno. Não adianta mudar o recurso, é preciso trabalhar de maneira estruturante.
Porém, não podemos negar que existem problemas no tocante a metodologia como elemento estruturante, acredito que a utilização plena deles somente acontecerá quando ocorrer uma revisão geral sobre o que é educação, ou melhor como a sociedade encara este conceito.
Utilizar o computador em sala de aula visando somente melhorar a performance do professor, aumentar a qualidade da aula expositiva, assegurar o controle sobre os alunos , criar estímulos visuais, otimizar o gerenciamento de notas e assim garantir um aumento no aprendizado, não tem sentido, pois servirá para maquiar a utilização do potencial pedagógico do computador na educação, pois não contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno. Não adianta mudar o recurso, é preciso trabalhar de maneira estruturante.
Porém, não podemos negar que existem problemas no tocante a metodologia como elemento estruturante, acredito que a utilização plena deles somente acontecerá quando ocorrer uma revisão geral sobre o que é educação, ou melhor como a sociedade encara este conceito.
Precisamos responder as esses questionamentos:
- Como explorar este campo de possibilidades em salas com 40 estudantes e ainda assim garantir qualidade de trabalho?
- As equipes pedagógicas das escolas estão prontas para revisar o conteúdo programático, habilidades e competências, processo avaliativo e discutir novas propostas de produção? Visto que os espaços de encontros, os chamados ACs (Atividades Complementares) não são suficientes para que o professor realize as atividades do dia a dia, como: planejar suas aulas, passar notas para cadernetas, elaborar as atividades, etc?
- Como trabalhar a formação do educador tendo o espaço e tempo tão comprometidos?
São questionamentos que acredito serem pertinentes uma vez que propostas de interatividade, autoria,quebra de linearidade e criação de redes educacionais exigem uma nova postura dos profissionais envolvidos em educação.
O uso das tecnologias como elemento estruturante, propõe desenvolver espaços de produção, autoria e partilha de conhecimentos. Neste espaço o professor é um mediador de um processo, orientando o estudante e mostrando o campo de possibilidades de criação utilizando as novas tecnologias. Seu objetivo ao mediar a expressão do pensamento do aprendiz, favorecendo os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede.
- Como explorar este campo de possibilidades em salas com 40 estudantes e ainda assim garantir qualidade de trabalho?
- As equipes pedagógicas das escolas estão prontas para revisar o conteúdo programático, habilidades e competências, processo avaliativo e discutir novas propostas de produção? Visto que os espaços de encontros, os chamados ACs (Atividades Complementares) não são suficientes para que o professor realize as atividades do dia a dia, como: planejar suas aulas, passar notas para cadernetas, elaborar as atividades, etc?
- Como trabalhar a formação do educador tendo o espaço e tempo tão comprometidos?
São questionamentos que acredito serem pertinentes uma vez que propostas de interatividade, autoria,quebra de linearidade e criação de redes educacionais exigem uma nova postura dos profissionais envolvidos em educação.
O uso das tecnologias como elemento estruturante, propõe desenvolver espaços de produção, autoria e partilha de conhecimentos. Neste espaço o professor é um mediador de um processo, orientando o estudante e mostrando o campo de possibilidades de criação utilizando as novas tecnologias. Seu objetivo ao mediar a expressão do pensamento do aprendiz, favorecendo os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede.
“Educar para uma cidadania global é desenvolver a compreensão de que é impossível querer desacelerar o mundo e, sim, procurar adaptar a forma de educar às mudanças rápidas e aceleradas presentes em nossas vidas. É ter uma atitude interna de abertura e não de fechamento, uma atitude de questionamento crítico e, ao mesmo tempo, de aceitação daquilo que julgar relevante. Envolve a compreensão dos impactos sociais e políticos decorrentes dos fenômenos demográficos e a aquisição de valores compatíveis com a vida numa sociedade planetária, onde prevalece a tolerância, o respeito, a compaixão, a cooperação e a solidariedade. É preparar os indivíduos para vivenciarem uma nova ética entre os povos, capaz de melhorar a convivência neste mundo.” (Maria Cândida,1997)
Os textos a Prof Maria Cândida indicados abaixo, irão nos ajudar a refletir sobre essa temática. Leia-os! Vale a pena!
http://rxmartins.pro.br/teceduc/tecnologias-da-info-na-edu.pdf
http://www.edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand2.htm
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