sábado, 9 de outubro de 2010

Resenha do livro A ética dos hackers "É preciso ter prazer no que se faz"

Ao conhecermos a ética hacker, percebemos o quão importante é nos dias atuais, quando precisamos resgatar a paixão pelo que fazemos, buscando mudanças em vez de aceitarmos tudo passivamente, sem lutar e contribuir para um mundo melhor.
É preciso utilizar a filosofia hackers, para todos os indivíduos que buscam uma qualidade de vida verdadeira, onde o trabalho se torne um lugar de livre criação, onde a paixão esteja sempre presente.
Esta revolução deve começar nas escolas, onde os professores como mediadores do conhecimento, desafiassem os alunos a serem colaboradores do conhecimento, criando um ambiente de troca, usando a criatividade para adquirir conhecimento e compartilhar suas descobertas, com liberdade, privacidade, respeito, não aceitando passivamente o que descobrem, mas buscando novas soluções para antigos problemas.
Sei que muito de nós professores já estamos vivendo essa “nova era”, pois apesar das dificuldades encontradas na profissão fazemos a diferença, com um sorriso e coração aberto.
O conhecimento não pode ser guardado em sete chaves, ele deve ser compartilhado para o bem de todos.
Por isso, convido-os a conhecer a ética dos Hackers, lendo o livro: A ética dos Hackers e o espírito da informação, de Pekka Hímen, tradução de Fernanda Wolff.- Rio de Janeiro: Campus. 2001. Mas, antes conheça a obra através da resenha postada no link abaixo, feita por mim, utilizando a leitura do livro, as informações dadas pelo professor Américo e as reflexões feitas no curso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário