segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Educação Online

"O ensino a distância assentado na internet surge como uma modalidade de educação extremamente adequada às novas demandas educacionais que caracterizam o mundo globalizado e a sociedade alicerçada em informações dinâmicas.
Nos dias atuais, tanto as empresas quanto as universidades investigam como fazer o melhor uso do ensino a distância com o objetivo de minimizar custos e a distância entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, romper os paradigmas da educação tradicional e implementar caminhos seguros para a nova realidade educacional tem sido tema de estudo para muitos pesquisadores na área educacional e tecnológica
"(ZAINA, 2002).


Uma das Atividades Integradoras do Curso Educação e Novas Tecnologias foi muito interessante: Educação Online. Para nós alunos do curso que estamos participando de algumas atividades online percebemos que é possível aprender nessa modalidade e as palestrantes reforçaram essa concepção ao apresentarem os trabalhos que vem sendo desenvolvido por elas.
Profa Dra. Ana Maria Di Grado Hessel, falou sobre Saberes Online e Prof Dra Edméa Santos sobre sua Experiência em Docência Online. Como afirmou Profa Ana que a Educação Online está ligada ao desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, onde a construção de aprendizagem se dá através do ambiente em rede de forma coletiva, colaborativa e cooperativa.

A educação online não equivale à educação a distância. Um curso por correspondência é a distância e não é online. Segundo Edméa, a Educação Online abre a dimensão de aprendizagem muito mais do que a educação a distância, pois se constitui como potencia educacional dos ambientes virtuais: ”No ambiente virtual acontece a simulação está na dimensão da aprendizagem integrada com espaços de comunicação através da integração de mídias e linguagens, softwares sociais e ambiente online de aprendizagem, comunidades e redes sociais, interatividade online no processo de autoria e comunicação móvel”.

Com esse novo modelo de aprendizagem, tornar-se necessário à incorporação de conceitos como: hipertextos, informação digital, relação tempo-espaço, comunicação síncrona e assíncrona, interfaces digitais, mídias digitais, inteligência coletiva, rede etc. e o que não podemos deixar de mencionar a Web 2.0 que vem potencializar o conhecimento através de compartilhamento, interatividade, distribuição, co-autoria, colaboração, produção/consumo e redes sociais.
"O ambiente/interface condicionam, mas não determinam. Tudo dependerá do movimento comunicacional e pedagógico dos sujeitos envolvidos para a garantia da interatividade e da co-criação. Acreditamos que aprendemos mais e melhor quando temos a provocação do “outro” com sua inteligência, sua experiência, sabemos que temos interfaces que garantirão a nossa comunicação com nossa fala livre e plural. É deste lugar que conceituamos educação online para além da EAD tradicional. " (Edméa, 2010)

“Uma comunidade de aprendizagem online é muito mais que apenas um instrutor interagindo mais com alunos e alunos interagindo mais entre si. É, na verdade, a criação de um espaço no qual alunos e docentes podem se conectar como iguais em um processo de aprendizagem, onde podem se conectar como seres humanos. Logo eles passam a se conhecer e a sentir que estão juntos em alguma coisa. Eles estão trabalhando com um fim comum, juntos” (Ma Elizabete Almeida, 2003)

Hoje temos questões pedagógicas novas que o avanço das tecnologias de comunicação nos colocam na educação online e sobre as quais ainda precisamos de avaliação mais cuidadosa. Mas não podemos negar que essa nova forma de ensinar e aprender são interessantes e viáveis principalmente nos dias atuais em que cada vez mais o tempo é precioso e a facilidade que a internet nos traz é muito boa.

Encontrei nas minhas buscas pela Internet dois artigos que trazem uma reflexão construtiva sobre proposta pedagógica da aprendizagem cooperativa associada ao processo de ensino e aprendizagem realizado na educação a distância online.

http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7905.pdf

http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm

Um comentário:

  1. TUDO BEM AIRIS?


    Gostei, realmente do seu blog e pode ter a certeza, de que voltarei sempre aqui.

    Muito bom.

    Um convite:

    A crônica de humor no meu blog desta semana é sobre adultério em família!

    O tema é bastante atual.

    Leia abaixo, um trecho e caso goste, vá até ao meu blog.

    Combinado?

    INIMIGOS CORDIAIS

    Nunca se deram , porém como manda a boa norma de convivência social, suportavam-se pois, eram cunhados e assim deveriam caminhar as coisas, com elegância e sem maiores baixarias.

    João Pedro e José Paulo eram os inimigos cordialíssimos e nos seus nomes traziam a imagem de quatro dos apóstolos de Jesus.Mais uma razão para não semearem sobre a terra o ódio, nem a luta fratricida entre famílias, pois afinal:”Ama a teu próximo, assim como vos amei” é a máxima filosófica do grande mestre que não poderia ser contrariada , de forma tão aviltante.

    Porém,o inesperado fez uma surpresa numa festa de aniversários de um dos filhos de João Pedro , na qual José Paulo encheu a cara de manguaça, exagerou no combustível etílico e ficou muito doidão...



    ENTÃO É ISSO AÍ!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir